MulheresSaúde emocional

08 de maio – Dia internancional da Mulher: temos motivos para comemorar?​

08 de maio - dia internacional da mulher - espaço ybá

A saúde emocional das mulheres no Brasil

Ao falar sobre a saúde emocional das mulheres no Brasil, é necessário considerar os fatores sociais que permeiam o assunto, como acesso à educação, moradia, alimentação, trabalho, transporte, cultura. 

Embora o sofrimento psicológico afete todas as pessoas, os impactos podem ser diferentes para certos grupos.

Certamente, as mulheres são as principais cuidadoras, predominantemente em profissões como educação, enfermagem, assistência social, entre outras, além de serem referências em suas famílias. Elas são importantes agentes de mudança, porém, recebem atenção insuficiente quando se trata de saúde emocional.

No Dia Internacional das Mulheres, convidamos vocês a refletirem sobre as lutas atuais enfrentadas no âmbito da saúde emocional e como podemos criar espaços onde as mulheres possam reconher e verbalizar seus sentimentos e emoções.

o agravamento e a piora da saúde emocional das mulheres no Brasil preocupa

Dia 08 de março - Dia internacional da mulher

O 8 de março, dia internacional da mulher, é o resultado da organização e da luta de mulheres russas, trabalhadoras que entraram em greve por melhores condições de vida e trabalho, em um protesto conhecido por “Pão e Paz”.

Porém, o agravamento e a piora da saúde emocional das mulheres no Brasil, nos convida ao reconhecimento do problema, a organização e tomada de ação para a melhora desse cenário preocupante.

Como zelar pela saúde emocional das mulheres?

Como zelar pela saúde emocional das mulheres?

Antes de tudo, é necessário reconhecer que os problemas existem. As mulheres precisam de uma tomada de consciência sobre sua condição.

A saber, em 2022, foram registrados 1754 boletins de ocorrência por violência psicológica cometida contra mulheres em 180 dias, 1 registro a cada 2h30. Além disso, a depressão acomete, em média, o dobro de mulheres do que homens; assim como as tentativas de suicídio.

As mulheres são afetadas por diversos fatores que atravessam sua saúde mental, como, por exemplo:

  • trabalho doméstico/dupla jornada de trabalho,
  • violência psicológica, sexual e doméstica,
  • maternidade compulsória,
  • pressão estética,
  • assédio em público e no trabalho,
  • dentre outros.

Grupo de apoio e consultas de acolhimento

Grupo de apoio e consultas de acolhimento ​

As mulheres têm recebido uma atenção insuficiente quando o tema é saúde emocional.

Em 2022, organizamos um grupo psicoterapêutico online para mulheres, com acompanhamento de 1 ano, além de oferecer consultas de acolhimento.

Foi uma experiência que nos permitiu viabilizar um espaço onde as pacientes puderam verbalizar seu sofrimento sem julgamentos e ter suas angústias acolhidas.

Reforçou em nós a importância da prevenção em saúde emocional.

Você não está sozinha!

08/05 dia da mulher - espaço ybá

A saúde emocional das mulheres é um tema muito importante no Espaço Ybá

Ações como essa são oportunidades de autocuidado e empoderamento. Juntas, podemos construir um espaço de apoio e colaboração. 

Você não está sozinha!

*Contribuiu para a postagem a psicóloga parceira Helena Mariano, que em 2022 conduziu o grupo psicoterapêutico online para mulheres no Espaço Ybá. Graduada em Psicologia pela UNESP/Assis e Pós-graduanda em Neurociência e Educação pela CBI of Miami. Atualmente trabalha como psicóloga clínica conjuntamente em parceria com o Espaço Ybá.

Fontes:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.