O difícil contexto dos jovens no Brasil e como a orientação profissional pode ajudar
Eles querem conexão
A Saúde emocional dos jovens no Brasil requer atenção e cuidado. O cenário pós pandêmico dos jovens no Brasil parece desafiador e compreender a complexidade dos desafios enfrentados pela adolescência é fundamental para desenvolver estratégias que possam orientá- los para o mercado de trabalho e para a vida adulta.
A orientação profissional é um processo que ajuda os jovens a explorar suas habilidades, interesses e valores e a encontrar carreiras que correspondam a suas motivações e potencialidades. É um processo personalizado que pode ajudar os jovens nesse período tão importante.
A saúde emocional dos jovens é tema importante no Espaço Ybá e, ao longo do mês de março, abordaremos diferentes aspectos sobre o assunto. Convidamos vocês a refletirem conosco nos comentários e nas redes sociais.

A saúde emocional dos jovens no Brasil

Em 2022, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação realizaram uma enquete com mais de 7,7 mil adolescentes e jovens de todo o Brasil e revelaram dados relevantes sobre a saúde emocional dos jovens no Brasil.
- 35% disseram que se sentiam“ansiosas(os)”
- 50% sentiram a necessidade de pedir ajuda sobre saúde emocional
- 40% deles não recorreram a ninguém
- 1 em cada 6 meninos e meninas entre 10 e 19 anos de idade no Brasil vivem com algum transtorno mental – parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio (relatório Situação Mundial da Infância 2021).
O presente do futuro
mercado de trabalho e condições de estudo
- 36% Dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
- 20% dos jovens que não concluíram o ensino médio estavam desempregados no primeiro semestre de 2020. (IBGE)
18% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados em um ensino de nível superior (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Semesp)
- 83% dos alunos das redes públicas do Brasil vivem em famílias vulneráveis, recebendo menos de um salário mínimo per capita. (Undime e Consed)
- Apesar de 79% dos alunos das redes públicas terem acesso à internet, 46% a acessam apenas por meio do celular, e apenas 45% das famílias das classes CDE têm acesso à internet de banda larga.

Mudanças e incertezas

A adolescência é um período de transição e descobertas, no qual os jovens passam por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. É uma fase em que eles começam a explorar mais a fundo suas identidades, desejos e interesses.
Esse cenário pode levar a dúvidas e incertezas sobre o futuro, especialmente no que se refere à escolha de uma profissão ou carreira.
Precisamos construir espaços que possibilitem a escuta ativa desses jovens.
A saúde emocional dos jovens é importante para tomadas de decisões mais assertivas.
Orientação profissional
Definição de orientação profissional: processo de autoconhecimento e exploração de alternativas profissionais, que ajuda os jovens a entenderem melhor suas habilidades, interesses, valores e expectativas em relação ao trabalho.
E como é a trabalho do orientador profissional hoje?
“É como um mediador que oferece um espaço de escuta par os jovens aprofundarem-se em seus conflitos e dúvidas da escolha profissional.”, segundo Flávia Marques, psicóloga especialista em Orientação Profissional & Psicoterapia Psicanalítica. “O orientador profissional acompanha todas as atividades, ajudando o jovem a refletir e encontrar sua carreira de uma forma mais autônoma e independente, evitando assim escolhas precipitadas ou insatisfatórias.”, conclui.
