Você sabia que muitas pessoas sofrem em silêncio com a ansiedade?
A ansiedade pode ser uma reação natural do nosso corpo a situações estressantes, mas quando ela se torna constante e desproporcional, pode prejudicar seriamente nossa saúde emocional. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais de alerta e buscar ajuda especializada.
Reflita conosco sobre a importância de cuidar da saúde emocional e compartilhe suas estratégias para lidar com a ansiedade nos comentários. Compartilhe, também, essa mensagem para ajudar a conscientizar sobre a importância da prevenção em saúde emocional.
Juntos, podemos ajudar a construir uma sociedade mais saudável!
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Mas, quando é persistente e vem acompanhada de por outros sintomas, é necessário prestar atenção.

É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico, uma cirurgia delicada ou um revés econômico.
Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.
Sinais de alerta

“preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas:
- Sudorese excessiva;
- Dor de cabeça;
- Alteração nos hábitos intestinais;
- Náuseas;
- Aperto no peito;
- Aumento da pressão arterial;
- Taquicardia;
- Inquietação;
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Tensão e dor muscular,
- Palpitações;
- Falta de ar;

É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.