Donald Winnicott

Consulta com pais na psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes

consulta com pais na psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes
texto do slide 2 de 7: Ao cuidar da criança e do adolescente, o analista se defronta com a dinâmica familiar, que deve ser levada em consideração. Ao procurar ajuda para os filhos, não recebemos apenas uma criança, mas uma família envolvida no desenvolvimento emocional dela.
Texto sem foto: Diferentemente da psicanálise de adultos, crianças e adolescentes são trazidos para o tratamento por seus pais. A criança é parte dessa família e seus pais passam a fazer parte do tratamento.
A teoria do desenvolvimento de Donald Winnicott é utilizada para descrever a importância do ambiente para a saúde mental da criança e do adolescente. As consultas terapêuticas que ele realizou com seus pacientes serviram de base para o estudo e a análise da necessidade de se abrir um espaço para os pais. Um espaço que serve para favorecer a saúde tanto do ambiente quanto da criança
Ao levarmos em consideração a importância do ambiente para o desenvolvimento emocional, podemos verificar que as consultas com os pais tornam-se necessárias no tratamento de crianças e adolescentes. Essas consultas auxiliam os pais no entendimento da dinâmica emocional de seu filho e possibilitam a sua modificação na relação com ele. Os pais conseguem elaborar, na maioria das vezes, as suas próprias questões e aquelas relativas ao filho.

Vamos continuar conversando sobre a saúde emocional dos pais, criança e adolescente?

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos eventos, rodas de conversa, cursos e consultas de acolhimento. 

Cursos Espaço Ybá 1° semestre 2023

As inscrições estão abertas e as aulas, voltadas para psicólogos, psicanalistas, profissionais da área da saúde e estudantes de psicologia começam em fevereiro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.