Espaço Ybá
Espaço Ybá - cursos 2022

Pensando sobre a violência, a morte e o luto na psicanálise | AULAS ONLINE

Objetivos: Considerando o número expressivo de mortes violentas no Brasil e a importância do conhecimento acerca do manejo clínico e institucional com vítimas de violência, o curso tem como objetivo instrumentalizar psicólogas(os) e psicanalistas no atendimento à vítimas de violência em diferentes contextos.

Duração: 03 de agosto a 30 de novembro de 2022 | Quartas das 8h00 às 9h30

Metodologia: aulas expositivas dialogadas e discussões teórico-práticas.

Público: psicólogas, psicanalistas

Programa:

Para tanto, serão utilizadas referências psicanalíticas sobre o fenômeno da violência, bem como serão apresentadas considerações acerca da morte e do luto na perspectiva de Freud e de Winnicott acrescidas da leitura de autores que contribuem com a Psicanálise, como Judith Butler e Giorgio Agamben, por meio das noções de vida nua e vida precária. Por fim, a importância do reconhecimento da vítima de violência será considerada com o auxílio das leituras de Ferenczi e Winnicott.

Investimento financeiro: R$ 1.500 (5x R$ 300)

Bruno Cervilieri Fedri

formado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista e mestre em Psicologia clínica pela PUC/SP, com aperfeiçoamento em Psicanálise pelo Sedes Sapientiae. É doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e autor do livro “Dor de Mãe: Lutos da Violência Urbana” , editora Zagodoni (2017).

Acesse nossas redes sociais